Eduardo Plass

Sócio fundador da Opus, Eduardo Plass figura entre os principais financistas brasileiros da atualidade, protagonizando importantes negociações nacionais e internacionais.

Formou-se engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1984. No ano seguinte, conquistou seu MS em Engenharia Civil pela Georgia Institute of Technology. Trabalhou na área de planejamento/orçamento e assistência à Presidência na Camargo Corrêa S.A, empresa com atuação destacada no setor de engenharia e construção pesada.

Apenas três anos depois de formado, em 1987, ingressou no Grupo Pactual, distinguindo-se como jovem talento na companhia. Em 1988, obteve seu MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), direcionando ainda mais sua trajetória profissional.

Desde seus primeiros anos de empresa, investiu em uma gestão firme, sendo seguidamente promovido. Atuou na área administrativa, tornando-se sócio e diretor executivo do Grupo em 1992. Entre 1995 e 1997 foi chefe da área de Finanças Corporativas onde participou de inúmeras transações de Fusões e Aquisições, além de ser responsável pela área de Private Equity.

Em 1997, assumiu a presidência da instituição, posição que ocupou até 2003. Foi controlador acionário da mesma de 1998 até 2003. Nesse período, foi responsável pela imagem institucional da empresa, além de atuar em todas as decisões estratégicas e corporativas.

Depois de 17 anos de dedicação ao Grupo Pactual, Eduardo Plass negociou suas ações e fundou a Opus, em parceria com outros profissionais de longa experiência no mercado financeiro. Em 2004, a empresa começou com atividades de Gestão de Recursos e lançou seus primeiros fundos locais e offshore.

Em 2005, Eduardo Plass foi convidado pela Veirano Advogados para compor seu Conselho Consultivo, constituído de empresários de destaque no cenário nacional e internacional - uma iniciativa pioneira no setor, cujo objetivo fora tornar a organização um paradigma na advocacia brasileira.

Ao lado de Ana Maria Diniz, Rubens Antonio Barbosa, Jorge Raimundo e Oscar Bernardes Neto, e integrado ao planejamento estratégico, ajudou o escritório a definir os rumos para um crescimento ordenado, contínuo e sustentável.

No mesmo ano, Eduardo Plass protagonizou umas das principais negociações de sua mais nova companhia de investimentos: a compra da Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, então segunda maior corretora do mercado nacional. Primeiro, adquirindo 23% de suas ações e, mais tarde, 53%.

As medidas que tomou como acionista geraram resultados imediatos para a corretora: as receitas atingiram 170 milhões de reais e o lucro foi a 42 milhões, quase o triplo dos resultados dos últimos cinco anos somados. O sucesso da empreitada abriu caminho para outra negociação marcante de sua carreira: a venda da Ágora para o Bradesco, em 2008.

Reconhecido por sua experiência, tornou-se membro Diretor da Câmara Americana de Comércio entre 2005 e 2006, por meio da qual apoiava a integração entre as empresas brasileiras e internacionais em prol da geração de negócios e do relacionamento entre governo e outras instituições.

Além da Câmara, foi membro do Conselho Consultivo da WWF-Brasil por mais de 10 anos – organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza – e presidente dos Institutos Cultural e Social Plajap, que têm o objetivo de desenvolver projetos e gerar conhecimento e interesse sobre as artes brasileiras, ampliando o acesso à cultura e incentivando a educação e a formação de artistas nacionais além de facilitar a captação de recursos através de seus Associados e direcioná-los para Instituições e Projetos Sociais e Educacionais.

5 de Março 2018

Eduardo Plass comanda barco que fica em 1º lugar em campeonato náutico

Crioula, liderado por Plass, sócio da Opus gestão de patrimônio e investimentos, é campeão em competição internacional.

28 de Agosto 2017

Eduardo Plass fundou a empresa Opus que já teve o controle da corretora Ágora

Corretora foi vendida em 2008 para o banco Bradesco

10 de Agosto 2017

Eduardo Plass integra Conselho Consultivo do Veirano Advogados

Escritório conta com o auxilio de Plass, sócio da empresa Opus Investimentos, para aportar estrategicamente, melhorar a rentabilidade e identificar te...