Comitê Executivo

José Mario Osorio

Sócio fundador e Diretor da Opus. José Mario Osorio construiu toda sua carreira profissional no Banco Pactual, onde ingressou como estagiário em 1991. Tendo exercido diversas funções, José Mario Osorio foi responsável por diversas áreas administrativas do Banco, tendo se tornado sócio e Diretor Executivo do Banco Pactual em 1998, bem como de outras empresas do grupo. Foi responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Tecnologia, Jurídico, Controladoria, Contabilidade, Informações Gerenciais, Auditoria Interna, Área Fiscal, Produtos, BackOffice, Controladoria do Asset Management, Custódia e Middle Office. José Mario Osorio é Administrador de Empresas, formado em 1993 pela Universidade Cândido Mendes.

Carlos Eduardo Reis da Matta

Carlos Eduardo juntou-se à Opus em novembro de 2004, para atuar na área de Finanças Corporativas, tornando-se sócio em janeiro de 2006. Ele também serve no Conselho Executivo do Grupo GSH e do Grupo RPH, ambos investimentos da Opus Capital. Carlos Eduardo iniciou sua carreira em Bancos de Investimento em 1996 no Pactual, onde se tornou um dos responsáveis pela execução de operações de fusões, aquisições e reestruturação financeira do Banco. Após o Pactual, Carlos Eduardo passou pelo Santander Investments, Donaldson, Lufkin & Jenrette (DLJ) e Rothschild sempre como responsável pelas operações de fusões, aquisições e reestruturações financeiras. Carlos Eduardo foi também responsável pela criação da área de Real Estate Investment Bank no Banco Fibra. Antes de ingressar no mercado financeiro, Carlos Eduardo trabalhou na Cia. Vale do Rio Doce (CVRD). Carlos Eduardo é engenheiro formado em 1990 pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro - (UERJ), com MBA do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (1992), possuindo ainda um MBA da Fuqua School of Business – Duke University (1996)..

Fernando Barrozo do Amaral

Fernando ingressou na Opus em 2013 para liderar a área comercial. Antes disso, foi sócio da Gávea Gestão de Patrimônio (GGP), que foi comprada pela J.P. Morgan em dezembro de 2010. De janeiro de 2011 a janeiro de 2012, ele atuou como head do J.P. Morgan Gávea Gestão de Patrimônio. E trabalhou ativamente na fusão do GGP e Arsenal Investimentos, que ocorreu em setembro de 2009. Fernando foi responsável pela área de Capital Advisory na Arsenal, onde ele ingressou em julho de 2002 e se tornou sócio em dezembro de 2003. Antes disso, foi co-fundador e diretor operacional da iGFinance.com, um portal financeiro de internet fundado pelo CVC/Opportunity. Também foi senior associate na área de Vendas Doméstica e Internacional no Opportunity Asset Management e, anteriormente, gerente de operações no Banco Bozano, Simonsen. Fernando é Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC.

José Márcio Camargo

José Marcio juntou-se à Opus em abril de 2008 para atuar como economista chefe. É também professor titular do Departamento de Economia da PUC-Rio de Janeiro e membro do conselho de administração da BrMalls. Foi sócio fundador da Tendências Consultoria (1996 – 2008) e já atuou como consultor do BNDES, da OIT, Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Tem diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas nas áreas de salário, emprego, inflação e crescimento econômico. José Marcio é Doutor em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Maria Ripper Kós

Sócia e Diretora da Opus. Maria Kós trabalhou desde 1994 no Banco Pactual tendo sido Controller do Asset Management e Gerente da área de Informações Gerenciais. Tornou-se Associada do Banco em 2002 e responsável pela Área de Informações Gerenciais do Banco. Antes do Banco Pactual, Maria Kós trabalhou no Banco Fininvest, no controle da Mesa de Operações. Maria Kós é Economista, formada em 1994 pela Universidade Cândido Mendes.

Ricardo Hausen Lamas

Ricardo Lamas ingressou na Opus em abril de 2011 para atuar como gestor dos fundos de fundos. Anteriormente, foi responsável pela criação da área internacional da Interbolsa SA. De 2006 a 2009 atuou como gestor dos Fundos Externos da UBS Pactual Asset Management. Antes de atuar como gestor, foi trader da área de dívida externa da tesouraria do Banco Pactual, onde começou sua carreira no mercado financeiro em 1998, como Analista de Sistemas do Banco. Ricardo Lamas é Engenheiro Eletrônico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA em Gestão de Finanças, também pela UFRJ.

Vitor Hugo Ribeiro Roquete

Vitor Hugo ingressou na Opus em janeiro de 2006 para liderar a área comercial. Ele iniciou sua carreira no mercado financeiro em 1992 no Banco Pactual, onde criou e gerenciou a mesa de operações voltada para os mercados de renda fixa do México, Argentina e Venezuela. Em 1994 participou da fundação do Opportunity Asset Management onde trabalhou como responsável pela área comercial, tornando-se sócio da instituição em 1996. Na área de finanças corporativas, foi responsável pela área de M&A da Nationwide Insurance para America Latina. Antes de ingressar na Opus, era responsável por todas as atividades da Marítima Seguros nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, atuando como um dos principais executivos da mesma. Vitor Hugo é engenheiro graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Administrador de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) (1988), possuindo ainda um MBA em Finanças pela George Washington University (1992).